Enêude Barra Verde - Poetizando saudade!
Voando na inspiração
Textos

                                                        Se preparando para a velhice!

 

 

Sempre no despertar das luzes, acordo pensativo refletindo sobre nossa caminhada; até onde vai? Os cabelos já prateados, barba branca, rugas mais salientes, passadas mais curtas, olhar mais tranquilo, voz mansa e as vezes um pouca rouca, alguns pigarros; mais intenso pela manhã, é a transformação acontecendo, a velocidade já diminui, os sonhos são mais reais, mas ainda há muitos sonhos, quantos sonhos!

 

Nesse patamar vão acontecendo as mudanças e a vontade de se preparar para a tão deseja terceira idade ou velhice, sim desejada pois a morte não nos agrada, principalmente uma morte precoce. Então vou fazenda meu caminhar se preparando para esse novo tempo, que nos traz uma nova visão sobre as coisas, sobre tudo. O abraço precisa ser mais demorado, o afeto mais carinhoso, o olhar mais penetrante, a gentileza mais fluente, o amor mais puro a liberdade mais liberta.

 

Quando ela chegar; e que não está muito longe, e se ainda estiver por aqui, como será? Quantas dores ela vai me trazer, quantas saudades? Quanto da minha saúde ela vai comprometer? Não sabemos. Mas podemos nos preparar para àquele momento, talvez algumas caminhadas matinais ou noturnas, se puder sempre acompanhado de uma boa companhia, para jogar algumas conversas fora, se distrair com um longo papo, algumas belas gargalhadas, talvez nos faça tão bem como o caminhar. Ah um bom plano de saúde nos fará muito bem ( kk) risos.

 

Não dá para prever tudo, mas é preciso se preparar sim para o obvio, como a solidão! Talvez seja o maior problema dos velhinhos; que abandonados pelos filhos e familiares vão parar em uma casa de idosos, (não que lá não seja bom) distante do afeto familiar, e se a lucidez tiver boa, sofrerá mais ainda pela saudade de quem ainda não partiu e lhe abananou.

 

E assim vou seguindo minha preparação para um velhice se ela chegar. Hoje estou muito aconchegante, meu lar, duas filhas Wanessa e Vitória; uma contadora e uma advogada, uma netinha Ana Livia, linda e saudável, a Cida minha esposa companheira de já quase 32 anos. Nem por isso me sinto tão tranquilo com a chegada da velhice.

 

Eneude de Barra Verde. 15/04/2022 07;44/hs

 

 

 

 

 

 

Eneude Barra Verde
Enviado por Eneude Barra Verde em 15/04/2022
Alterado em 15/04/2022
Comentários